domingo, 20 de maio de 2012

Escrevendo no Jornal Shamballa





Essa fala de Henfil, publicada no Shamballa, parece-me que tem tudo a ver com o que relato e comennto...



























Um dia fui chamada ao CRP de Bh onde morava, onde devia explicar-me:porque dizia que fazia "Investigação Dinâmica do Inconsciente", em meu anúncio e porque escrevia  sobre tais assuntos no Jornal Shamballa.Uma colega contou-me que também fora chamada porque em seu anúncio constava  assuntos ligados à  Nutrição ligados á psicologia.
Ora, o ser humano é um ser multifacetário.No mínimo, duplo em si mesmo- qual o vê, por exemplo, a Medicina dialógica do Dr Herza, médico suiço .
Eu sabia que o jornal em questão era abominado pela Psicologia tradicional por abraçar práticas orientais , eso e exoterismo...Assuntos que vão desde a mitologia dos povos à espiritualidade filtrada em todas as religiões , fascinam-me.estudo desde pequenina, tenho mais de quatro mil livros, todos lidos, alguns relidos-fora os que não tenho em minha casa.Como negar a importância da cromatoterapia?A mesma Medicina que abominava a acupuntura, através do "Ato Médico", passou a reivindicar a prática para si.Semrpe trabalhei com  médicos, sempre valorizei isso e fui capaz de encaminhar pacientes a um neurologista, um psiquiatra ou quaisquer outras especialidades que pudesse ajudar ao ser em sofrimento ou deficits a suprir sua necessidades e melhorar sua qualidade de vida.Sempre trabalhei a prevenção da saúde  e acredito, quais os africanos que sinônimo de saúde é "bem estar"...
Perguntei às jovens que me inquiriam, se sabiam o que era investigação, dinâmica e inconsciente.Claro.Conheciam Zaldo Rocha, de Recife, que tem uma  ótimo livro sobre terapia com crianças?Sim...Não...haviam lido algo sobre regressões a estados anteriores de vida? Sobre se herdar memória de antepassados?Contei-lhes alguns casos clínicos exitosos e bem claros.E voltei, perplexa, para o consultório, mas continuei a escrever no Shamballa.É esse jornal aí acima.Nele, minha POIESIS entretecia-se à espiritualidade, essa à Psicologia em si, e minha Profissão a tudo que existe nesse Planeta desde seus primórdios depois que o homem, ser pensante, resolveu contribuir com suas experiências, saberes, tentativas de acerto erro, com ou sem a escrita, às vezes por mera tradição oral, para o "Bem estar" das pessoas -infelizmente, a Medicina hoje é fragmentada  (o dermatologista, o angiologista, o otorrinolaringologista, o ortopedista, enfim , casa especialidade deveria sim , existir, mas o médico, saber tudo que pudesse sobre as demais.Há muitos erros de  diagnóstico por causa disso, muita interação medicamentosa indevida, porque cada qual quer saber apenas de sua área.Claro, sabemos das muito especificas, qual a dos oncologistas, geriatras, pediatras, hebiatras,ainda assim...) - exceto no caso da antroposofia de Rudolf  Sterner, que além de notável educador, era esoterista , artista , filósofo impactuante.E que além disso, interessava-se por tudo que estivesse a seu alcance: arte, literatura, ciência, arquitetura, matemática, religião , medicina e mesmo agricultura, como fonte de saúde .
Bem sempre fui livre pensadora, sempre respeitei saberes antigos e novos, gosto mais de somar e multiplicar saberes .Por isso, adorei estar no Shamballa, que deixava para leitura em minha sala de espera, emprestava ou doava a quem queria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário