domingo, 20 de maio de 2012

Adolescentes Horticultores

Nesta foto, estou na horta que criamos para os adolescentes do HJK-em Belo Horizonte-MG, nos Anos 90-de quando cheguei  até aposentar-me sete anos depois .Era um sonho da comunidade do barreiro, ter uma horta comunitária-eu chegara do Pará, participava das reuniões e entendi que aquilo se arrastava há algum tempo.
Percebi que o Prof.Lafayette, aposentado, que lecionara técnicas agrícolas nas escolas do Bairro, era muito entusiasmado com a idéia.
Quando criamos o SAISCA (nascido do PAISCA-Projeto de Atenção Integral à criança e ao Adolescente, mandei chamá-lo e perguntei se poderia, com os jovens, criar uma horta no quintal da "Casa da criança e do Adolescente-conforme a comunidade chamada.
Ele adorou ai´deia e tivemos uma bela horticultura, que depois cresceu e teve de mudar para um terreno subsequente.
Os jovens levavam sacos de verduras e legumes para casa, tendo passado por muita informação nutricional, com as nutricionistas do hospital e as da Prefeitura, que a meu convite apareciam para ensinar a aproveitar cascas, folhas e tudo mais...
Os meninos usavam o jargão correto, verbos como "escarificar", por exemplo,palavras como "compostagem", naturalmente.A alegria de levar alimentos para casa era inenarrável,e stampada nas carinhas coradas e nos olhares aceso.O professor Lafayette, então...que alegria!E quanto era querido por eles, uma espécie de avô...

Clevane Pessoa 


Nenhum comentário:

Postar um comentário