quinta-feira, 14 de abril de 2016

Louvores a Alfred Asís, Poeta e antologista chileno, às vésperas da antologia de número 30.

O Poeta e editor chileno , Cônsul de Poetas del Mundo, na Isla Negra-que mora na casa em frente à casa/museu de Pablo Neruda- onde adora ficar;entre crianças...Ele explica a foto:são os meninos e meninas poetas, na escola Pablo Neruda.
A primeira antologia "Mil Poemas a Neruda'- Um Canto de Amor, onde estou com um poema, foi uma chave que abriu muitas outras portas a outras homenagens.Perto de completar trinta coletâneas, em trabalho ininterrupto, desde então, o ativista e pacifista diz que as crianças envolvidas também  são protagonistas das antologias.
Incansável aparentemente, embora lide com tantas pessoas e interessadas, ele realmente é do tipo que não consegue parar.Acaba uma coletânea, inicia outra.lembro-me que na primeira, faltava pouco para a meia noite, quando as poetisas Brenda Mars (MG) e Ana Félix Garjan(CE)  me mandaram e-mails , dizendo que ainda queriam entrar . Eu estava divulgando ao máximo-como também Luciana Tannus, no Brasi em especial, a chamada do articulista l- então mandei seus  pedidos para Asís, que de imediato, aceitou os poemas delas.Pouco antes da meia noite, já faziam parte da antologia que ganhou mundo.
Em redes sociais , é comum se dizer:tenho "x" amigos , mas no caso de Alfred asís, penso que  realmente, quem é publicado por ele, o deve considerar nas bases da amizade.nada cobra, responde a todos, incentiva, elogia quando recebe os poemas.
Os livros, são atualmente oferecidos   em forma de livro virtual-e cada autor pode mandar copiar os seus exemplares.
Em especial para trabalhar com crianças.Várias escolas e seus educadores se envolvem e as pessoas em formação são sensibilizadas pela Poesia, passam a conhecer melhor a pessoa homenageada, escrevem , desenham a respeito .Um trabalho quase inominado, de tão belo.
Minhas sinceras congratulações ao amigo,  a quem aprendo a admirar cada vez mais.
Três dezenas de antologias-onde estamos, sem custo algum, convivendo com poetamigos e conhecendo outros.De qualquer país, em especial os da América latina.
Para mim, todos os governos, todos os poetas agraciados com sua generosidade, deveriam premiá-lo.Na tranquilidade e cumplicidade com que encara o gigantesco trabalho-pelo qual nada se paga, relembro- ele próprio torna-se um símbolo, um gigante.Que seu trabalho seja divulgado e que saibam ser gratos.
E ele, um poeta de boa cepa,  já é eterno e conhecido mundialmente.Aqui, falo por mim.Vida longa a Alfred Asís e sua obra, que abraça poetas louváveis e pessoas notáveis-desde uma criança como a judia  Anne Franck, até adultos pacifistas, como Madre Teresa de Calcutá e o próximo homenageado-martin Luther King.Todas as idades, credos, raças-Desde que o pensamento seja grande, qual o do antologista poeta.Graças e louvores ao chileno Alfred Asís! Meu coração pulsa em aplauso.Num mundo cada vez mais  seco, é fértil a terra de sua alma, é solidária, nobre e bela.
Grata e plena de admiração:

Clevane pessoa de Araújo Brasil.
1404/2016

Abaixo, alguns exemplo do trabalho incomensurável do poeta e antologista Alfred Asís.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário